Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Instrumentos da Capoeira



Berimbau: O Berimbau é um instrumento de percussão usado tradicionalmente em cerimônias do Candomblé no Brasil e também na Capoeira, para marcar o ritmo da luta. No Brasil é ainda conhecido pelos seguintes nomes: urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, ricungo, berimbau de barriga e etc.

Atabaque: É um longo tambor que traz o som do ponto baixo da orquestra,é um instrumento musical de percussão. Tocado com as mãos, com duas baquetas, ou por vezes com uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo e do tambor que está sendo tocado.

Pandeiro: É um pequeno tambor, de pele fina. Os cimbaletes pequenos são colocados para fora na borda do instrumento. Prende-se com uma mão, e com a outra, principalmente utilizando os dedos fazem-se os ritmos.

Agogô: Trata-se de um elemento de percussão tradicional em muitos estilos de percussões (africano, afro-cubanos, etc...). Este é um instrumento especial, pois cruzou o oceano atlântico com os escravos.

Reco-Reco: (também raspador, caracaxá ou querequexé[1]) é um termo genérico que indica os idiofones cujo som é produzido por raspagem. No Brasil, a forma mais comum é constituída de um gomo de bambu ou uma pequena ripa de madeira com talhos transversais. A raspagem de uma baqueta sobre os talhos produz o som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário